O BLOCO

2003 – O primeiro encontro da bateria aconteceu em 2003, nas areias da praia de Ipanema, foi o embrião do Empolga. Juntamos uma galera batucando no posto 9, sem carro de som, sem nada. Só a bateria. Daí, pintou um monte de gente pra assistir e percebemos que ia dar samba.

2004 – O PRIMEIRO DESFILE

Em 2004, resolvemos fazer nosso primeiro desfile pelas ruas de Botafogo. Definimos que iríamos desfilar no carnaval em Botafogo, no sábado, e no posto 9, em Ipanema, no domingo. No sábado, saímos da porta da Casa da Matriz, passando pela rua Real Grandeza e terminando no fim da rua Visconde de Caravelas, na altura do Plebeu. Com uma bateria compacta e um carro de som modesto, arrastamos um pequeno grupo de foliões debaixo de muita chuva. Viemos com nosso primeiro samba composto pelo grupo. Não por acaso, ele se chamou “Será que chove?“. No domingo de carnaval, decidimos nos apresentar parados em frente ao Posto 9, na areia. Chamamos de “O apoteótico desfile parado”. Dessa vez, contamos com uma mini-estrutura, através de uma parceria com os donos do quiosque, que fica no Posto 9. Montamos a bateria na areia e ligamos o som no quiosque. Foi uma loucura, mas valeu a pena!

2005 – A COISA FICOU SÉRIA

Em 2005, partimos pelas ruas de Botafogo, no mesmo trajeto, com uma samba novo, intitulado: “Exaltação ao Empolga”. Dessa vez, arrastamos uma pequena multidão, mas com a mesma estrutura de carro de som, pois nosso trajeto não permitia carro mais alto, por causa das árvores e fiação elétrica. Chovia um pouco menos e a animação do público era total!

2006 – NEM A CHUVA ATRAPALHOU

No domingo, caiu o mundo de chuva um pouco antes da nossa concentração, por volta das 20h. Ficamos esperando ela melhorar e nada. Avaliamos se poderíamos ter prejuízos com os instrumentos e equipamento de som. Pensamos, repensamos e… decidimos que iríamos assim mesmo, na cara e coragem, com muito raça, promover nosso badalado apoteótico desfile parado.  A chuva foi melhorando aos poucos e todos colaboraram para fazer com que o evento pudesse ser o sucesso que foi. Nossa bateria deu uma crescida, chegamos a 40 componentes e conseguimos uma estrutura melhor de som. Foi empolgante! Viemos com o  samba “Rola a bola”, em homenagem a nossa decepcionante seleção, já que era ano de copa do mundo. Fizemos mais um desfile memorável pelas ruas de Botafogo, agora atraindo cerca de 5 mil pessoas. O trajeto se manteve o mesmo: Começando na Rua Henrique Novais, passando por um pequeno trecho da Real Grandeza, até a Visconde de Caravelas. Finalizamos com um show de bateria na esquina com a rua Capitão Salomão. Que venha o carnaval 2007!!

2007 – NÃO CHOVEU, ESQUENTOU E PANACÉIA NELES!

Com o enredo intitulado “Panacéia – a cura de todos os males”, o Empolga desfilou, no sábado de carnaval, por Botafogo, saindo um pouco mais cedo que o previsto, j á prevendo que teríamos um público muito maior do que o dos últimos anos. Não deu outra: Por volta das 16 horas, já tinha uma pequena multidão em frente à Casa da Matriz (ponto de nossa concentração) esperando o desflie do bloco. Mas foi lindo como todos os anos, a chuva não veio, por outro lado, o sol castigou. Estava muito quente, mas os Empolgados não desanimaram um minuto sequer e fizemos um desfile maravilhoso, com o desfecho na esquina das ruas Visconde Caravelas e Capitão Salomão. No domingo de carnaval, realizamos nosso mais organizado “apoteótico desfile parado”, nas areias de Ipanema. A praia estava linda: muita gente animada e fantasiada e a bateria compareceu firme e forte, mesmo tendo realizado um desfile cansativo no dia anterior. Dessa vez, conseguimos alinhar a bateria de uma forma que ficou bom para todos poderem se divertir, tanto os batuqueiros, quanto o público.Foi inesquecível! Com direito até a casamento durante nossa apresentação!

2008 – CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

Esse ano uma multidão nos acopmanhou pelas ruas de botafogo. Na concentração, por volta das 14 horas já tinha muita gente esperando o bloco sair. Tivemos que acelerar um pouco o processo para conseguirmos chegar ao destino final, as esquinas das ruas Capitão Salomão com Visconde de Caravelas. Deu tudo certo, levamos mais de 10 mil pessoas pelo bairro, todos cantando o samba contra o aquecimento global.  “Só o Empolga salva nesse carnaval”. No domingo, mais um daqueles apoteóticos desfiles parados para deixar registrado nos anais. Cerca de 15 mil pessoas cantando, dançando e se divertindo muito nas areias do posto 9, em Ipanema.  Começamos a perceber que precisávamos de uma estrutura maior para fazer aquele show parado. Mas, mesmo com a limitação do equipamento, deu tudo certo mais uma vez e  aí…”esquentou a chapa tá fervendo, aquecimento globoal. Só o Empolga às 9 salva nesse carnaval”

2009 – O ANO DA REVOLUÇÃO

Nesse ano cabalístico pro Empolga resolvemos vir com um enredo falando sobre “A Revolução do 9”. Nosso desfile por botafogo estava tão cheio que quase não conseguimos chegar à apoteose final. Até saimos um pouco mais cedo para evitar a aglomeração nas ruas.  Enfim,  mais uma vez a bateria deu um show, com os sambas, marchinhas, frevos e funk. Esse ano tivemos um convite para tocar no carnaval de Ouro Preto – MG e a data que eles tinham era extamanete a nossa: Domingo de carnaval. Resolvemos então antecipar nosso desfile parado nas areias do posto 9, em Ipanema, para um domingo antes do carnaval. E dessa vez contamos com uma estrutua que estávamos merecendo há algum tempo: Palco montado, um som mais potente e equipamento de luz necessário para iluminarmos tanto o palco quanto a bateria, que ficou na areia. Foi lindo! Milhares de pessoas assistiram aquele que foi o melhor desfile parado do Empolga. Animação não faltou!

2010 – AGORA É 10!

Desde o ano passado já fazíamos nosso ‘Apoteótico Desfile Parado’, nas areias do posto 9, em Ipanema, no domingo anterior ao carnaval. E dessa vez não foi diferente.  Com a mesma estrutura de palco que contamos no ano anterior, e alguns reforços luxuosos nas participações especiais, como Fabão (vocalista do Monobloco), Roberta Espinoza, Angelo B (vocalista do Quizomba) e Pançinha, grande violonista, o Empolga se apresentou debaixo de um sol infernal com a bateria bem mais sintonizada do que nos anos anteriores. Mas esse mesmo sol depois de fritar nossas cabeças, nos presenteou se pondo no mar lindamente. Com um enredo reforçando a ideia de que o Empolga agora é 10, chegamos ao sábado de carnaval, nosso clássico pelas ruas de Botafogo com  um desfile um pouco caótico, percebemos que já estamos bem maiores do que o espaço que utilizamos. De qualquer maneira, no fim deu tudo certo. O que aconteceu dessa vez é que os meios de comunicação divulgaram erradamente que nossa concentração seria a partir das 13h. Na verdade, a concentração era a partir das 15h e o bloco saindo às 16h, como sempre. Quando boa parte dos integrantes da bateria chegava a concentração, se deparava com um mar de gente já esperando o Empolga passar. Enfim, conseguimos nos organizar e sair com direção a rua Visconde Caravelas sem maiores problemas. Mas o fato é que precisamos mudar nosso local de desfile pro ano que vem. Sugestões?

2011 – FIM DO MUNDO? NÃO IMPORTA, SOU EMPOLGA ÀS 9!

No terceiro ano do Apoteótico Desfile Parado no domingo que antecede ao carnaval, nas areias do posto 9, em Ipanema, o bloco veio mais rechonchudo, com cerca de 60 ritmistas. Isso aconteceu porque cada vez mais os alunos da oficina de percussão estão fazendo parte da bateria. Ficamos muito orgulhosos!  Esse ano, as ‘canjas’ foram de Biguli (cantor do Monobloco) contribuindo com um medley de funks que colocou todo mundo pra dançar até o chão e da nossa queridíssima Roberta Espinoza, cantando muitos sambas. Mais uma vez não choveu, mas o público cresceu! Segundo estimativas, cerca de 12 mil foliões dançaram e cantaram juntos ao som do nosso samba novo que tinha como enredo o fim do mundo, previsto pro ano que vem (será?) e sobre o Zeca Pagodinho estar bebendo água e o Silvio Santos ter sua empresa falida. Diversão pura!
No Sábado de carnaval estreamos na praia de Copacabana após 7 anos desfilando em Botafogo. De uma coisa temos certeza: Trocar o local do desfile foi um grande acerto! Além de proporcionar aos foliões mais espaço pra se divertir, viemos com um carro de som bem melhor e com a bateria completa. Cerca de 40 mil pessoas compareceram e se esbaldaram ao som do ritmo contagiante da bateria mais Empolgada do Brasil. Foi lindo e até a chuva deu o ar da graça! Que em 2012 tenhamos um carnaval tão bom quanto esse!

2012 – O CRISTO REDENTOR É DO RIO DE JANEIRO!

Completando 9 anos de carnaval, o bloco veio com o enredo em homenagem aos 80 anos do Cristo, chamado ‘Redentor’. Na verdade, esse samba foi composto para o concurso pra promover a trilha do evento, que aconteceu em agosto do ano passado. Mas o samba ficou tão bom, que resolvemos levá-lo pra rua pra ver se era bom mesmo. Dito e feito, nos dois desfiles realizados o povo cantou e se esbaldou com o refrão: “Se Deus é brasileiro, o Cristo Redentor é do Rio de Janeiro”. Foi lindo!

No domingo antes do carnaval, montamos nosso ‘Apoteótico Desfile Parado’, nas areias do posto 9, em Ipanema e mais uma vez o público compareceu em massa. Cerca de 20 mil foliões se divertiram com o bloco mais Empolgado do Brasil! Com 70 ritmistas na bateria, além de guitarra, cavaquinho, baixo e 3 vozes, que estavam num palco, o Empolga mostrou que nesses 9 anos só evoluiu. Se no ano passado já contávamos com alguns alunos da oficina de percussão, esse ano viemos com mais da metade da bateria composta por eles, o que nos dá muito orgulho.

No sábado de carnaval, pela primeira vez desfilando de manhã, sentimos a pressão. Um calor de 40 graus na cabeça! Mas isso não diminuiu em nada nossa Empolgação. Cerca de 60 mil foliões foram atrás do nosso trio, embalando nosso samba ‘Redentor’ e mais funk, rock, frevo e até forró. O desfile começou com um pequeno atraso, mas por volta das 11 horas, a bateria comandada pelo mestre Nado, começou o esquenta e aí não parou mais. Foi uma catarse que Copacabana não esquecerá jamais!

2013 – HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE 4 GRANDES BAMBAS!!

No décimo ano do nosso carnaval em Ipanema, o ‘Apoteótico Desfile Parado’ foi show! Esse ano, viemos com um enredo falando sobre  4 grandes personalidades Brasileiras, que se vivos, completariam 100 anos entre 2012/ 2013: Jorge Amado, Luiz Gonzaga, Nelson Rodrigues e Vinícius de Moraes! Uma letra deliciosa, composta pelo nosso parceiro caio Nolasco e musicada por nós, que levantou toda a galera em Ipanema.

É claro que a chuva não poderia faltar. E ela veio com força máxima quando cantávamos ‘Oguntê’, uma homenagem à Iemanjá. Na sequencia, emendamos com nosso clássico ‘Será que chove’ e lavamos a alma! Nossa rainha de bateria, Thalita Rebouças e nossa bateria linda, composta, na maioria, pelos alunos da oficina de percussão, não se intimidaram e fizeram um show à parte. Que venha 2014.

No sábado de carnaval, muito calor, mais a bateria não deixou a peteca cair. Com um samba homenagem aos citados acima, fizemos um desfile correto e o público se Empolgou com a gente!

2014 – REEDIÇÃO DO ‘ROLA A BOLA’

Esse ano por conta de estarmos às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, resolvemos reeditar nosso samba de 2006, que fala sobre futebol. O ‘Rola a Bola’. No domingo não choveu e fizemos um ‘Apoteótico Desfile parado’ pra lá de animado. O calor deu uma pequena trégua e contamos com as participações nos vocais de Roberta Espinoza e Heverton de Castro. Além da nossa titularíssima Hananza Andrade e da volta de Sandro Black. Na harmonia, Pedro mazzillo, Rodrigo Sebastian e a estreia de mais um Empolgado, Roberto Moreno, no cavaquinho. Com uma bateria de cerca de 80% composta pelos alunos da oficina de percussão, o evento transcorreu da melhor forma possível, sem confusão e dessa vez nenhum carro de som passou na hora pra nos atrapalhar. Sem dúvida, foi um dos nssos melhores desfiles parados!

Em pleno sábado de carnaval,  diante de uma multidão estimada em 60 mil pessoas, o Empola desfilou pela orla de Copacabana, entoando sua diversidade musical, que vai do samba, marchinha, frevo, música pop, até rock’ n roll!. Dessa vez não estava tão quente e nossa rainha de bateria, Thalita Rebouças, pode evoluir, com muito samba no pé à frente da bateria. Que além de ter em sua maioria, alunso da oficina de percussão, é composta majoritariamente de mulheres! O que nos orgulha muito!